18 de dez. de 2014

Review Dialética: Babadook – A falsa promessa de um filme chocante.


Me lembro bem o dia em que me deparei com a grande promessa do ano de 2014 para os fãs de filme e terror, Babadook o filme que traria a revolução para as telonas, baseado na velha história do Bicho Papão, a sinopse e o trailer chocante conquistavam a todos que com ele tinham contato.
Em agosto o Dialética publicou uma postagem sobre o tal filme, você pode vê-lo aqui. Estava empolgado, procurando no sites de todas as distribuidoras de filmes do país alguma que poderia trabalhar com o filme, queria mais que tudo conhece aquele filme que havia causado grandes sustos no Festival Sundance 2014, porém não havia muito sobre o filme pela internet, ou melhor, não havia muito no nosso idioma.
Me resignei e aceite que domaria para ver o tal filme, para minha surpresa semana passada bisbilhotando sites de filmes em torrent, me deparo com nada mais nada menos do que com The Babadook para download, legendado, mas em excelente qualidade.

Ansioso baixei e assisti o filme. E ai tive o que se pode chamar de maior decepção do ano. O filme não é nada do que o trailer promete, as críticas internacionais são completamente opostas ao que vi no filme.
Embora exista sim um diferencial no filme, algo que o colocaria fácil entre os ótimos filmes de terror, Babadook não assusta, não convence e não possui qualquer lógica.
A história do filme aborda os medos infantis, tendo como coadjuvante o Bicho Papão (The Babadook) e como protagonistas Amelia uma mãe solteira atormentada pela morte violenta de seu marido a seis anos e Samuel o garoto birrento e medroso que jura estar sendo atormentado por um monstro sombrio todas as noites.
Até ai tudo bem, o filme parece que tomara um rumo, pois, além dos pesadelos constantes de Amelia que sonha sempre com a morte do marido, e que sempre acaba despencando nos sonhos, o garoto Samuel é ligeiramente perturbado, aquele tipo de criança que você vê e já pensa “esse ai não presta, nada de bom pode vir dele”. Então de certa forma, o filme parecia sim ter um excelente plot para seguir, eis então que surge o livro The Babadook.

Tradução do livro:

“Não tem palavras para o que tem no livro.
Você não pode ler o Babadook.
Se você é realmente inteligente
e sabe o que há para se vê,
então poderá fazer um amigo em especial,
um amigo como eu e você.
O seu nome é Mr. Babadook.
E este é o seu livro.
Um som estrondoso, e então,
Três batidas fortes.
Ba Ba-ba Dook! Dook! Dook!
É assim que sabe quando ele está por perto.
Você o verá se olhar.
Ba Ba-ba Dook! Dook! Dook!”
“Isso é o que ele usa na cabeça (cartola).
Ele é engraçado, não acha?
Vê-lo em seu quarto à noite...
E não piscará os olhos”
“Logo vou tirar meu disfarce engraçado
Tome Cuidado com o que você quer ler...”
“E uma vez que você ver
o que está embaixo...
Vai desejar estar
MORTO.”
“Aposto com você,
Vou fazer uma aposta com você.”
“Quanto mais negar
Mais forte eu fico.”
Deixe-me entrar
Você começa a mudar quanto eu entro.
O Babadook cresce
Sob a sua pele
Venha! Venha ver o que está embaixo!


Um livro infantil sobre um homem de preto, mais parecido com uma sombra, que inicialmente é seu amigo mais se alimenta de seus medos até a morte. O filme toma rumo, começa a parecer com algo sobrenatural, mas eis que você se perde entre as cenas. 
E em certo momento você se pergunta se Babadook realmente existe, ou se trata apenas de uma histeria coletiva, ou mesmo reflexos de um distúrbio pós traumático. Não dá pra saber se realmente o monstro existe, ou se a mente doentia da criança influenciou a mãe a acreditar também em algo que era apenas uma criança de sua mente perturbada.

E para piorar, o que acontece a seguir, faz você perder toda a credibilidade do filme, o garoto Samuel, simplesmente abandona todos os sinais de psicopatia e se torna uma criança normal, assustada, e que deseja salvar a mãe.
Por fim, um desfecho sem sentido, uma vitória sobre o monstro nunca vista antes, e várias questões ficaram no ar. O monstro era a personificação da alma perdida do pai de Samuel? Ele não achou a paz e por isso resolveu matar a família dez anos depois de sua morte? Que diabos Amelia cria no porão e por que se alimenta de minhocas?
 

Bom, o filme possui suas cenas de tensão e que poderiam salvar o filme se existissem com mais frequência, porém não é o que ocorre, ele não sai disso, e acaba sendo monótono e sem sentido, uma verdadeira decepção.
A única certeza que tiro após ver algo tão ruim, é que não se deve julgar um filme pelo trailer, afinal as melhores cenas do filme são as mesmas que compõem o trailer de 2 minutos e 25 segundos.

Vou deixar o link para aqueles que desejarem ver com seus próprios olhos o filme, talvez ao assistirem sem muitas expectativas, ele possa agradar, acho que esse foi o meu problema fui com muita sede ao pote, esperava grandes coisas e no fim não era tudo isso;
O download é em torrent, então é necessário programas como o Utorrent ou BitTorrent.


Download  Mkv1080p / 720p # Mp41080p / 720p # AviDvdRip 
Online: Legendado # Srt: Legenda

Fonte: CineArternativo


1 comentários:

  1. Não conhecia o filme, mas gosto bastante de terror, então me interessei no começo da resenha. Porém, se o desenvolvimento for como você diz, certamente será uma decepção.
    Depois irei conferir.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza