22 de out. de 2014

Livro #07 - Fala Sério, Pai! - Thalita Rebouças

Dados do Livro




Nome: Fala Sério, Pai!
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-61384-71-5
Edição: 1ª Ed. 2009
Estilo: Literatura Infanto-juvenil Brasileira
Páginas: 224








Sinopse

Depois de "Fala sério, mãe!", chegou a hora de conhecer melhor o pai de Maria de Lourdes, ou melhor, Malu, a menina mais divertida da Tijuca. Neste livro, Armando, jornalista esportivo e peladeiro convicto, conta sua trajetória (e seus percalços) como pai de primeira viagem, desde a descoberta de que estava "grávido" até a saída da primogênita de casa, com 21 anos.
Estão aqui diálogos que mesclam humor e emoção sobre fraldas, viagens, namorados, separação, candidatas a madrasta, festas, menstruarão, beijos, sutiãs... Enfim, tudo o que acontece numa relação entre pai e filha.
A primeira metade do livro mostra o ponto de vista de Armando, mas é Malu quem assume a narrativa na outra metade, após um marcante episódio de sua vida.

O Autor

Thalita Rebouças é carioca de 1974 e, quando criança, se autodenominava “fazedora de livros”, pois adorava brincar de ser escritora. Jornalista de formação, acabou optando em 2001 por abandonar as redações para se dedicar à literatura.
As obras bem sucedidas de Thalita ultrapassam um milhão exemplares vendidos no Brasil. Em Portugal Thalita já publicou sete livros sob o selo Editorial Presença e ainda esse ano seus livros serão publicados em toda a América Latina.
Para saber mais acesse o site da autora. 



Dialética

Quando lia ou ouvia algum elogio a escritora Thalita Rebouças julgava-os extravagantes e um pouco exagerados. Ainda não havia lido nenhum material de sua autoria, e por essa razão duvidava de sua capacidade. Até que recentemente ganhei em uma promoção do Blog Apenas Impressões Literárias, o livro Fala sério, Pai!
A princípio o julguei, (apenas pela capa) como uma leitura para garotas, (e olha que o exemplar veio autografado), tendo em mente que detestaria a escrita da autora e acreditando que encontraria uma leitura chata e totalmente voltada para pré-adolescentes, negligenciei o livro e o coloquei em último lugar entre os vários títulos que possuía para ler.
Porém certo dia após, uma leitura pesada e que nada de bom trouxe para mim, eis que resolvo relaxar lendo algo mais leve. Fala sério, Pai! parecia este tipo de livro. Ledo engano.
Eis minha surpresa, quando descubro que não se tratava de um livro leve, não mesmo. Pelo contrário é um livro simplesmente fantástico.
Justifico, não é leve, já que se trata de uma obra completa, riquíssima em detalhes e em situações vividas. É fantástico por que além de ser bem-humorado é uma leitura descontraída e de fácil compreensão.
Foi uma surpresa extremamente especial. Esperava muito menos deste livro, e o que encontrei me prendeu de tal forma que não consegui desgrudar do livro até finalmente terminar a leitura, e não houve tristeza maior do que descobrir que não teria mais a escrita brilhante de Thalita Rebouças para degustar.
O livro traz uma história inebriante sobre o relacionamento entre pai e filha, recheado de eventos cômicos e situações emocionantes que te traz lagrimas aos olhos. Maria de Lourdes ou melhor Malu, desde pequena é a princesinha do pai Armando, e por muitas vezes protagonizou com o pai, torcedor fanático do Fluminense, momentos que nos fazem desejar ter uma filha tão especial como essa garotinha.
Dividido em duas partes, o livro primeiramente é narrado por Armando e segue a vida de Malu desde o descobrimento da gravidez até o seus quatorze anos, e em seguida Malu toma conta da narrativa que a acompanha até os vinte e um anos de idade. Confesso que gostei muito mais da parte narrada pelo liberal Armando, a narrativa de Malu não é ruim, pelo contrário é ótima, porém não tem aquele “tcham” que o Armando nos proporciona.
Recomendo o livro sem pensar duas vezes.

Relacionando
Saindo um pouco do comum, não irei citar aqui uma música eleita para acompanhar minha leitura, pois, seria necessário uma playlist infinita para dar cabo a cada capitulo deste livro. Cada capítulo é único e narra uma idade especifica da protagonista.
Por essa razão hoje trago a vocês a música promocional do novo livro da autora Thalita Rebouças, 360 Dias de Sucesso tem lançamento marcado para novembro, mas já encontra-se em pré-venda, além de já ser um grande sucesso nas redes sociais.


A música Amor na Hora Certa é escrita por Thalita e interpretada por Raphael Rossatto e Jack B., e devo confessar já foi adicionado ao meu celular e decorada, pra ser sincero, ouvi tantas vezes que até a minha avó já deve ter decorado. Afinal como Thalita mesmo diz essa música é “chicletuda”.


1. Compre o seu livro em formato digital ou impresso:


2. A autora divulgou em sua página no Facebook um link para download da música.
Download aqui.

3. Na coluna diversos, você encontra a letra da música: Amor na Hora Certa.

4. Também deixo aqui o vídeo promocional do Jogo da Estrela: Fala Sério inspirado nos livros de sucesso da autora.

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza