2 de ago. de 2014

10 Series da TV Americana ou não inspiradas em Livros

10° Lugar: The Leftovers


A serie Americana criada por Damon Lindelof e Tom Perrota para a emissora HBO é baseada no romance de mesmo nome do escritor Tom Perrota. Publicado no Brasil pela Editora Intrinseca.
Estreou simultaneamente na HBO e HBO Brasil no dia 29 de Junho de 2014 e conta atualmente com seis episódios exibidos. Além de um especial intitulado “Making The Leftovers”.
A história da série se passa em uma cidade de Nova York chamada Mapleton e narra os acontecimentos do chamado “Arrebatamento Cristão” ou “Arrebatamento Divino” e acompanha a vidas das pessoas deixadas para traz, após o desaparecimento de 2% da população mundial (± 140 milhões de pessoas) no dia 14 de outubro.
Já no primeiro episódio a um salto de três anos, e então passamos a acompanhar as histórias dos “deixados”, como a família Garvey, a família do Reverendo Matt, a prefeita Lucy Warburton e outros personagens. O que mais chama a atenção é o fato que todos se conhecem ou sabem da existência dos outros.
Outro fato importante são os grupos criados após o grande evento, como os Remanescentes Culpados, um grupo estranho que se veste apenas de branco, faz voto de silencio e não a violência e possuem o estranho habito de fumar compulsoriamente. Há outros grupos com menos destaque, como a seita criada por um estranho Guru e aqueles que fizeram votos de se abster de tudo que possa prejudicar sua ida aos céus.
A serie traz em seu elenco nomes como Justin Theroux, Amu Brenneman, Liv Tyler, Chris Zylka e um destaque para os gêmeos Max Carver e Charlie Carver (os gêmeos alfas Ethan e Aiden da terceira temporada de Teen Wolf).



9° Lugar: True Blood


True Blood é uma serie criada por Alan Ball, baseada na série de livros “As Crônicas de Sookie Stackhouse” da escritora Charlaine Harris, publicada em 2001. Os seis primeiros livros foram publicados no Brasil pelos selos das Editoras Benvirá e Arx.
Foi ao ar pela primeira vez em 7 de setembro de 2008 nos Estados Unidos e inicialmente focava a existência de vampiros vivendo lado a lado de humanos na cidade de Bon Temps – Louisiana. Mais tarde foi incluído outros seres mitológicos como lobisomens, metamorfos, bruxas e demônios.
Tem como personagens primários a jovem garçonete telepata metade fada, metade humana Sookie Stackhouse interpretada por Anna Paquin e o vampiro Bill Compton interpretado pelo ator Stephen Moyer.
A serie já foi premiada com grandes prêmios como o Globo de Ouro e o Emmy, porem desde sua quinta temporada apresenta baixos índices de audiência, e por essa razão no ano passado foi anunciado pela emissora HBO que a sétima seria a última temporada da turma de Bon Temps no ar.
Nesta última temporada, acompanhamos a saga final dos vampiros tão queridos como Jessica, Bill, Pam, Tara e Eric, lutando contra o vírus mortal criado por Sara Newlin, (o Hepatitis V). O vírus que é mortal para os vampiros e inofensivo aos humanos se espalhou pelo mundo graças a contaminação do True Blood na sexta temporada. Alguns personagens secundários já se despediram da série nos primeiros episódios seja deixando Bon Temps ou morrendo.
Depois da decepção que foi a sexta temporada, a sétima veio para fechar com chave de ouro a série, é evidente a melhora da trama, ao eliminar personagens como Alcide e seu pai, e enxugar o cast a emissora conseguiu recobrar o vigor da série e conquistar novamente seus telespectadores.
Com o fim da série, sentirei saudade dos personagens caricatos como Lafayette, Arlene, Pam, Jason, Tara e Lettie Mae, foram eles que deram vida a série e a tornou tão especial.




8° Lugar: HANNIBAL


A série Americana estreou na NBC no dia 04 de abril de 2013 e baseia-se no romance Dragão Vermelho de Thomas Harris. Publicado no Brasil pelas Editoras Edições BestBolso e Record.
Em sua primeira temporada, vemos em treze episódios o desenvolvimento da amizade entre o investigador do FBI Will Graham interpretado pelo ator Hugh Dancy e o Dr. Hannibal Lecter um brilhante psiquiatra forense interpretado pelo ator Mads Mikkelsen.
Inicialmente a série aborda o talento de Graham em reconstruir cenas de crimes em sua mente, Graham além de agente especial do FBI é professor, profiler de criminosos (fornece perfis criminosos ao FBI) e um grande caçador de serial killers ele busca desvendar a mente de um serial killer até então desconhecido, incapaz de criar o perfil do criminoso ele busca pela ajuda do brilhante psiquiatra forense, serial killer canibal e chefe culinário Hannibal Lecter.
O que Graham não sabe é que Lecter conhece bem a mente de um serial killer e que está destinado a ser o pior inimigo do investigador.
Atualmente a série conta com duas temporadas e vinte e seis episódios exibidos e, é um grande sucesso de audiência e critica.




 7° Lugar: SHERLOCK

Sherlock é uma serie britânica baseada nos livros de Sir Arthur Conan Doyle que narra a história do detetive Sherlock Holmes. Publicado no Brasil por diversas editoras, como a Zahar.
A série é protagonizada pelo ator Benedict Cumberbatch (Sherlock) e pelo ator Martin Freeman (Dr. John Watson).
A primeira exibição da série ocorreu entre julho e agosto de 2010, sendo exibido pelas emissoras BBC One e BBC HD, apenas três episódios de noventa minutos foram ao ar. Atualmente conta com três temporadas e onze episódios.
Em uma Londres do século XXI Holmes e Watson dividem um apartamento no centro e trabalham juntos na resolução de homicídios para a Scotland Yard, além de enfrentar o antagonista intelectual máximo de Holmes, Jim Moriarty.
Ainda não assisti a série e não possuo uma opinião formada, porém escuto daqueles que a acompanham apenas elogios e acredito se tratar de uma ótima serie, afinal a mesma aborda a vida do mais famoso detetive do mundo.



6° Lugar: PRETTY LITTLE LIARS


Intitulada de Maldosas no Brasil a série de drama, mistério e suspense é baseada na série de livros do mesmo nome escrita pela autora Sara Shepard. Publicados no Brasil pelo selo da Editora Rocco.
A série foi ao ar pela primeira vez em 8 de junho de 2010 pela emissora de televisão ABC Family e atualmente conta com cinco temporadas e 103 episódios.
Situado na cidade de Rosewood, Pensilvânia, a série aborda mistérios indissolúveis desde o desaparecimento de Alison Dilaurentis. Durante as quatro primeiras temporadas acompanhamos as amigas Aria (Lucy Hale), Emily (Shay Mitchell), Hanna (Ashley Benson) e Spencer (Troian Bellisario) tentando desvendar os mistérios por trás do desaparecimento da antiga Abelha Rainha Ali, e descobrir quem é – A que ameaça revelar segredos que somente Alison sabia.
Durante as quatro temporadas você se vê acreditando que tal personagem é “A” para no fim se decepcionar e descobrir que aquele personagem era só mais um dos fantoches dessa mente diabólica. Já na quinta temporada Alison está de volta, e as Liars terão que se acostumar com a ideia de serem novamente os centros das atenções e o pior terão que enfrentar novamente “A” a qual julgavam morta.
Sucesso de critica a série nunca perdeu sua característica mais brilhante, o mistério e suspense presentes em todos os episódios, os quais deixa seus nervos à flor da pele.
A serie chegou a ter um spin-off chamado Ravenswood focada na relação de Caleb Rivers (Tyler Blackburn) com os moradores da cidade vizinha a Rosewood, porém foi cancelada após dez episódios e Caleb retornou a série original este ano na quinta temporada.



 5° Lugar: THE VAMPIRE DIARIES

Chamada de Diários de um Vampiro no Brasil a serie do canal The CW é baseada na série de livros de mesmo nome da autora L. J. Smith, publicado no Brasil pela Editora Record.
Foi exibida pela primeira vez no dia 10 de setembro de 2009, e atualmente conta com cinco temporadas exibidas e com a sexta prestes a ser lançada.
É ambientada na cidade fictícia de Mystic Falls, Virginia, uma cidade pequena e pacata que é lar de criaturas sobrenaturais: vampiros, lobisomens, bruxas, copias, caçadores, viajantes do tempo, entre outros.
O foco principal é o triangulo amoroso entre Elena Gilbert (Nina Dobrev) e os irmãos Stefan Salvatore (Paul Wesley) e Damon Salvatore (Ian Somerhalder), mais tarde outros personagens ocupam lugar de destaque como a vampira Katherine (Nina Dobrev) e a família de vampiros Originais.
Foi indicada e ganhou diversos prêmios e, é líder de audiência, sendo um dos carros chefes do canal The CW.
Em alguns momentos a série parece perder o foco, criando inimigos invencíveis e permitindo a todos os mocinhos da trama a oportunidade de morrer e voltar a vida, mas não da forma comum (humanos precisam morrer para renascer como vampiros). Na série inúmeros personagens morreram e voltaram a vida, ora como humanos, ora como vampiros, ora como algo impossível de se identificar. Como é o caso dos personagens Stefan, Jeremy, Bonnie, Matt, Enzo e Alaric.
Uma coisa é certa qualquer um pode voltar a vida, e muitos fãs apostam na volta da melhor vilã da série, Katherine Petrova.
A serie deu origem a um Spin-off chamado The Originals que aborda a vida dos vampiros originais, Klaus Mikaelson e seu meio irmão Elijah Mikaelson, também sucesso de críticas e audiência.



4° Lugar: THE 100


The 100 é uma serie Americana exibida pelo canal The CW baseada no primeiro livro da série de mesmo nome do autor Kass Morgan publicado no Brasil pela editora Galera.
Estreou nos EUA no dia 19 de março de 2014, e deve ser exibida dublada no Brasil em outubro pelo canal MTV Brasil.
A serie aborda os acontecimentos de uma terra futurista devastada por uma guerra nuclear a 97 anos. Os sobreviventes desta guerra habitam doze estações espaciais em orbita da Terra (Canadá, China, Reino Unido, Estados Unidos, Austrália, Japão, Brasil, França, Rússia, Índia, Alemanha e Venezuela), juntas as estações são camadas de ARCA.
Com o fim dos recursos da ARCA, cem jovens condenados por crimes, as vezes irrelevantes, são enviados a Terra para verificar se a mesma se tornou habitável. Os estudos dos cientistas da ARCA estimularam que levaria 100 anos para que todos os produtos tóxicos deixados pela guerra fossem assimilados pelo planeta, porém faltando ainda três anos, esses 100 jovens terão uma dura missão pela frente.
Ao chegarem a Terra, eles descobrem que a radiação não é o único empecilho na ocupação do planeta, ainda há sobreviventes, mutações, guerra e ódio que permeiam esse paraíso.
O elenco é formado por jovens e promissores talentos, como Eliza Taylor, Bob Morley, Thomas McDonell, Marie Avgeropoulos, Christopher Larkin e Devon Bostick.
Com apenas uma temporada a série conquistou fãs em todos os cantos do mundo e, ocupa lugar de destaque na emissora, a qual já anunciou uma segunda temporada.
Há algumas divergências em relação ao livro, mas nada que estrague a relação das duas e que foram feitas exclusivamente para tornar a série vendável.



3° Lugar: THE WALKING DEAD


A série não é baseada em um livro e sim em uma HQ (História em Quadrinhos), mas que não deixa de ser literatura. Criada por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard a HQ conquistou diversos fãs e foi adaptada para a televisão por Frank Darabont e exibido pelo canal a cabo AMC em 31 de outubro de 2010.
Protagonizada por Andrew Lincoln a história narra eventos pós-apocalípticos, onde o mundo foi devastado por uma ameaça morta-viva, chamados de zumbis, walkers, caminhantes, biters, mordedores, cabeça-oca e outros nomes, esses seres que antes eram humanos agora agem exclusivamente motivados pela fome.
A série é vencedora de inúmeros prêmios e sucesso mundo a fora.
O grupo liderado por Rick Grimes enfrenta problemas diariamente com essas criaturas assustadoras e em decomposição. A luta pela sobrevivência neste mundo hostil e dominado por mortos-vivos revela sentimentos confusos e o lado mais negro do ser humano, que acaba por se tornar o pior inimigo do grupo.
A série revelou-se um sucesso não somente na HQ e na televisão como também nos livros escritos por Kirkman e Jay Bonnsinga, os livros publicados no Brasil pela Editora Galera aborda os acontecimentos que levaram a ascensão do Governador, bem como a criação de Woodbury, o qual também foi adaptada para a série.
A quinta temporada deve estrear em outubro de 2014 com dezesseis episódios, e promete ser a mais tensa e tenebrosa de todos os tempos.
Assistir a quinta temporada foi sufocante, todos os eventos que levaram os personagens ao TERMINUS provocavam sentimentos de ódio e repulsa e ao mesmo tempo de admiração. Kirkman com certeza é um belo escritor, mesmo tendo se tornado uma história batida, o mundo dos zumbis na sua visão continua atraente e impossível de se detestar.



2° Lugar: UNDER THE DOME


Uma série de ficção cientifica, mistério e terror pra ninguém botar defeito. Essa é Sob a Redoma, baseada no romance homônimo do autor Stephen King, publicado no Brasil pela Editora Suma.
A primeira temporada estreou nas TV americana em 24 de junho de 2014 no canal CBS e conquistou instantaneamente fãs no mundo todo.
A série narra eventos ocorridos em um futuro próximo, onde a pequena cidade de Chester’s Mill, Maine de repente de se vê isolada do mundo por uma misteriosa barreira invisível e impenetrável. O foco principal da história é a sobrevivência dos moradores que passam a enfrentar eventos inexplicáveis e que testam a sanidade de todos.
Entre os moradores estão personagens de destaque como Barbie (Mike Vogel), Julia (Rachelle Lefevre), as quatro mãos: Joe (Colin Ford), Dodee (Jolene Purdy), Junior (Alexander Koch) e Angie (Britt Robertson) e o poderoso Big Jim (Dean Norris).
Já em sua segunda temporada e cinco episódios exibidos, Under The Dome conquistou o espaço na televisão americana e mundial com uma média de 9.41 milhões de espectadores em seu episódio de estreia e os novos mistérios desta temporada apenas começaram a tomar cor e forma e prometem abalar a cidade de Chester’s Mill.



1: ° Lugar: GAME OF THRONES


Game Of Thrones é uma série criada por David Benioff e D. B. Weiss para a HBO baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo do escritor George R. R. Martin, sendo o título derivado do primeiro livro. No Brasil os livros foram publicados pela Editora Leya.
Sua primeira temporada estreou em 17 de abril de 2011 e hoje conta com quarenta episódios exibidos e distribuídos entre quatro temporadas.
A serie segue as múltiplas histórias dos livros e se passa nos Sete Reinos de Westeros onde violentas guerras ocorrem entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro. A também histórias paralelas a guerra como a invasão dos bárbaros, os caminhantes brancos e os garotos Stark que dão um ritmo legal a série.
A série é bem produzida e divertida, porém contem cenas improprias para menores, como nudez, orgias, mortes violentas, prostituição e abuso de poder, mas mesmo assim é sucesso em todo mundo.
É necessário muita atenção do telespectador para entender o enredo, que muda drasticamente a cada episódio, isso sem mencionar a impossibilidade de se estabelecer um personagem protagonista, pois, ninguém está protegido contra a morte pelas mãos de R. R. Martin. Em alguns episódios você estabelece um favorito e dois ou três episódios depois ele morre de forma dolorosa e horrível.
Então não a recomendo para aqueles de nervos fracos, é preciso estomago para gostar desta série, e, é por essa razão que é a minha preferida entre todas as citadas.



3 comentários:

  1. Olá! Das dez séries citadas eu só assisto Game Of Thrones e The Vampire Diaries. Pretendo assistir The Walking Dead, e PLL.
    Adorei a postagem, muito bem escrita e detalhada. Muito bom.
    http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já vi pelo menos um epi de cada uma delas (menos da nº 10, pq li o livro e achei mega chato), algumas eu continuo acompanhando, outras achei que começaram a ficar chatas dps de mil temporadas...rs, mas não podemos negar que os livros andam virando série e fazendo sucesso.

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - Cidade do Fogo Celestial (Cassandra Clare)[Vídeo Resenha] bit.ly/XEP3Hl

    ResponderExcluir
  3. Oi! Vejo a grande maioria das series citadas ! *-----*

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre importante, por isso espero seu comentário!
Critique, de sugestões, elogie, comente.

Julielton Souza